Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA VII realiza o Ciclo de Palestras de Segurança de Voo em Rio Branco
Início do conteúdo da página

28.02 Aula Cap. AntunesNa manhã de quarta-feira, dia 28 de fevereiro, militares do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII) realizaram o Ciclo de Palestras de Segurança de Voo em Rio Branco (AC). O evento aconteceu no Auditório do Hotel de Trânsito do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Rio Branco (DTCEA-RB). O objetivo foi disseminar a cultura de segurança de voo entre a comunidade aeronáutica local.

O investigador do SERIPA VII, Capitão Aviador Bruno de Araújo Antunes, explanou sobre falhas técnicas e humanas na aviação e apresentou um estudo de caso.  O militar também ministrou a aula “Comunicação de Ocorrência Aeronáutica”, com o objetivo de elevar a consciência situacional dos tripulantes que atuam na região e padronizar tal processo.28.02 2T Clevanilce

A Tenente Maria Clevanilce Rodrigues da Costa palestrou sobre “Os Fatores Humanos na Aviação”, detalhando a importância do capital humano, suas habilidades e competências durante o exercício da profissão. A psicóloga destacou a relação das ocorrências aeronáuticas com o fator humano, oriundo do stress, da fadiga e de outras condições de saúde e qualidade de vida dos profissionais envolvidos.  

A equipe do SERIPA VII também realizou evento destinado à comunidade escolar.  Cerca 250 estudantes do ensino médio da Escola Anglo e do Colégio Alternativo tiveram a oportunidade de conhecer os fatores externos que podem contribuir diretamente para ocorrências aeronáuticas. O Sargento Diogo Martins Matos alertou sobre: manuseio e operação de drone nas proximidades de aeroportos, risco de fauna, raio laser e risco baloeiro.

28.02 2S Matos Tarde

Fim do conteúdo da página