Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA V realiza encontro de gestores de manutenção
Início do conteúdo da página

capaEm continuidade às atividades preventivas, o Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) realizou o segundo Encontro de Gestores da Manutenção na Aviação Civil (EGMAC), na terça-feira (31/10), em Porto Alegre.

O evento, que aconteceu em parceria com o Núcleo Regional de Aviação Civil (NURAC), contou com a participação de gestores de manutenção de empresas da aviação geral, da Região Sul, além de representantes da Força Aérea Brasileira, Polícia Militar, empresas aéreas e outras instituições.

 “A prevenção começa no solo” foi a chamada para a discussão de assuntos relacionados aos diversos aspectos da área de manutenção de aeronaves, tais como, estatísticas, segurança no trabalho, gestão, controle técnico e MRM (Maintenance Resource Management – na Língua Inglesa).

Na abertura do evento, o Chefe do SERIPA V, Tenente-Coronel Aviador Leonardo Pinheiro de Oliveira, fez uma breve introdução sobre o Panorama Estatístico das Ocorrências com a manutenção na Aviação Civil nos Estados do sul do Brasil. O Estado do Paraná ocupa o segundo lugar em ocorrências na manutenção nos últimos dez anos, sendo a falha de motor em voo e sistemas (componentes) as mais comuns.

foto 13 novaO Supervisor de Segurança Operacional da companhia aérea Líder Aviação, Reynaldo Ribeiro, abordou sobre a “Gestão na Manutenção de Aeronaves”. Com perguntas eficazes, o palestrante enfatizou a necessidade de construir um ambiente dentro da organização, que permita aos colaboradores (funcionários) despertarem para a consciência e a responsabilidade de seu papel no contexto da segurança da aviação.

A “Percepção do Risco” em relação à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio foi o tema central na exposição feita pelo Engenheiro de Segurança do Trabalho, Paulo Matielo. “Os acidentes estão relacionados a eventos não planejados, causados por pessoas em ambientes normais, as quais são orientadas por normas, procedimentos e defesas”, destacou o palestrante. Ele ainda conclamou a todos para fazerem parte da mudança que desejam ver no mundo.

O Suboficial Max Adriano Rosa Azevedo, da reserva da Força Aérea Brasileira, falou sobre a importância do “Controle Técnico de Manutenção” para manter a aeronavegabilidade das aeronaves. Para realizar uma operação segura, ele ressaltou a necessidade de um programa específico de manutenção, que leve em conta o projeto de tipo da aeronave, as modificações e alterações firmadas em dados técnicos, bem como a sua documentação correta (manuais, cadernetas, diário de bordo e outros).

foto 21Encerrando o encontro, o Suboficial Milton Cardoso de Lima, da equipe do SERIPA V, trouxe o tema “MRM (Gerenciamento de Recursos na Manutenção)”, que adota a mesma metodologia do CRM (Gerenciamento de Recursos de Cabine), modelo criado pela NASA, na década de 70. O treinamento visa reduzir falhas na manutenção e aprimorar a tomada de decisão pelo trabalho em equipe, comunicação, relacionamento pessoal e outros recursos.

O SERIPA V é uma organização militar do Comando da Aeronáutica, com atuação nas atividades de prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Fim do conteúdo da página