Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA II promove Seminário Regional de Prevenção, em Recife
Início do conteúdo da página

DSC09993O Segundo Serviço Regional de Investigação de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos promoveu nos dias 06 e 07 de outubro o VIII Seminário Regional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. O evento ocorreu no auditório do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), e contou com a participação de aproximadamente 190 profissionais entre pilotos, instrutores de voo, alunos de escolas de aviação, mecânicos de aeronaves, gestores de empresas aéreas, comissários de bordo e agentes aeroportuários.

A solenidade de abertura do evento foi presidida pelo Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional, Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo, que destacou a importância da troca de informações como ferramenta para a prevenção de acidentes aeronáuticos. Igualmente, o Tenente-Coronel Aviador Alexandre Avellar Leal discorreu sobre estudos, estatísticas e acontecimentos reais acerca de prevenção de acidentes aeronáuticos.

DSC00047 dimNo primeiro dia do evento foram apresentados dois painéis com os títulos: “Oportunidades e ameaças na operação do drone” e “Cultura organizacional na aviação”.

O primeiro tema foi abordado pelo Gerente Técnico de Normas e Padronizações da ANAC, Rafael Gasparini Moreira, pelo Chefe da Seção de Estatística da Subdivisão de Gerenciamento de Tráfego Aéreo do CINDACTA III, Major CTA Wagner Sabino Baroni, e pelo Presidente da Associação Brasileira de Multirrotores (ABM), Jornalista Flávio Lampert Fachel que, por meio de videoconferência, destacou a importância da defesa e segurança das operações.

O segundo tema foi abordado pelas psicólogas Dra. Rosana D’Orio Boher, que abordou a importância da cultura de segurança aplicada à saúde, e Dra. Maria da Conceição Correia Pereira, que discorreu sobre a cultura justa e a aplicabilidade na prevenção de acidentes aeronáuticos.

DSC00076 dimNo segundo dia de evento, houve a palestra proferida pelo Tenente-Coronel RF Jocelyn Santos dos Reis, do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), sobre “Os sete pecados capitais da manutenção”. Nesta fala foram destacados temas relacionados à imprudência, imperícia e negligência nos trabalhos do setor.

A segunda apresentação, foi proferida pelo Tenente-Coronel Aviador José Ricardo Silva Scarpari, do Instituto de Pesquisa e Ensaios de Voo (IPEV), sobre o título “Doutrina do voo de manutenção”. Na sequência, o Coronel Aviador R1 Mário Cesar Berto discursou sobre “Performance de aeronave”, identificando os aspectos relativos ao desempenho de aeronaves típicas da aviação geral.

A terceira palestra, apresentada por Flávio Gasparini Moreira, da ANAC, versou sobre “As novas propostas de legislações que estão em fase de audiência pública na Agência Nacional de Aviação Civil”. O palestrante também ressaltou os prazos de envio de contribuições por parte dos usuários.

Doações dos participantes – Os 70 kg de alimentos não perecíveis, doados pelos participantes do evento, foram entregues ao Lar Clara de Assis.

Fim do conteúdo da página