Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA V e ANAC atuam em parceria para a segurança da aviação
Início do conteúdo da página

capaAproximadamente 1.786 acidentes foram registrados na aviação geral na última década, conforme dados do Painel SIPAER do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

A revelação foi feita pelo Chefe do SERIPA V, Tenente-Coronel Aviador Leonardo Pinheiro de Oliveira, na palestra sobre “Ocorrências Aeronáuticas da Região Sul”, no Encontro de Segurança Operacional, promovido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), nesta semana (13/09), em Porto Alegre.

O panorama atual da estrutura do SIPAER (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), estatísticas e ocorrências aeronáuticas nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, área de responsabilidade do SERIPA V, foram os aspectos abordados pelo palestrante.

De acordo com as investigações, o julgamento de pilotagem, a supervisão geral, o planejamento de voo e a aplicação de comandos são os principais fatores contribuintes para os acidentes. Dentre os tipos de ocorrência, destaque para a perda de controle em voo, a mais presente nas investigações da aviação geral.

11A análise de dois acidentes aéreos, que resultaram na morte de quatro pessoas, também foi apresentada pelo Chefe do SERIPA V. De acordo com o processo investigativo, a experiência dos pilotos, o planejamento, o fator psicológico e a supervisão gerencial dos operadores contribuíram significativamente para os acidentes, revelando aspectos comuns entre as ocorrências.

ANAC - Com o objetivo de atualizar conhecimentos, o Especialista em Regulação Adriano Tunes de Paula, da Gerência de Operações de Empresas de Transporte Aéreo 121, da ANAC, falou sobre regras e procedimentos que devem ser considerados para a realização de um voo seguro, levando em conta, o piloto, a aeronave e o meio ambiente (aeródromos).

“A segurança da aviação não é apenas papel do Estado Brasileiro, mas também depende da atitude dos profissionais que atuam no mercado do transporte aéreo. É fundamental a observância dos regulamentos para um comportamento de aderência às normas. Queremos a conscientização do público da aviação geral para a sua responsabilidade em relação à segurança da aviação”, declarou o especialista da ANAC.

Dando continuidade ao ciclo de palestras, na parte da tarde, o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Porto Alegre (DTCEA-PA) abordou as preocupações com o tráfego aéreo na região; a Associação dos Pilotos e Proprietários de Aeronaves (AOPA) destacou a cultura positiva de segurança operacional e a EMBRAER encerrou o evento, com a visão dos inventores.

21O Encontro de Segurança Operacional, em Porto Alegre, é último evento de 2017, no contexto do Programa de Segurança Operacional Específico da ANAC (PSOE-ANAC). A finalidade é disseminar a cultura, os conceitos e as melhores práticas relacionadas ao Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO) para os provedores de serviço da aviação civil.

Os Encontros também foram realizados nas capitais do Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Cuiabá e São Luís. Participaram executivos, gestores de Segurança operacional e demais envolvidos com a segurança operacional da aviação geral (operadores de táxi-aéreo, serviços aéreos especializados e segurança pública), além de profissionais de escolas de aviação e aeroclube.

Fim do conteúdo da página