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Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA V implanta Sistema de Gestão da Qualidade
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capaCom a finalidade de elevar a segurança da Aviação Geral, na Região Sul, o Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) acaba de implantar o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que tem por escopo o processo de investigação de acidentes aeronáuticos.

O Sistema de Gestão de Qualidade tem por objetivo fomentar o desenvolvimento seguro da aviação e estabelecer a excelência dos serviços prestados à comunidade aeronáutica. “Queremos avançar na melhoria contínua dos indicadores de qualidade das investigações de ocorrências aeronáuticas”, afirma o Chefe do SERIPA V, Tenente-Coronel Aviador, Leonardo Pinheiro de Oliveira.

“Além de satisfazer a necessidade do nosso cliente, trabalhamos para atender também as expectativas internas, que visam a redução de custos e o combate ao desperdício de recursos. O foco é no acompanhamento do processo de investigação, desde o início até a sua finalização, com o intuito de eliminar erros e perda de tempo, além de eventuais duplicidades de trabalhos”, declarou.

A competitividade de mercado aumenta a exigência do cliente em relação aos critérios de qualidade dos produtos ou serviços, levando as organizações e empresas a aprimorarem seus métodos para sobreviverem. Neste cenário, a solução mais adequada está nas ferramentas que auxiliam a administração na sistematização e disciplina das atividades.

Além de aumentar a satisfação e a confiabilidade nos serviços do SERIPA V, a gestão da qualidade deverá trazer benefícios para o colaborador interno, criando um ambiente de motivação voltado à participação dos profissionais. As boas práticas de gestão resultam na melhoria constante da comunicação, do trabalho em equipe e o elevado nível de produtividade.

A adesão ao Sistema de Gestão da Qualidade atende à recomendação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), que orienta para a padronização de procedimentos, de acordo com decisões sustentadas pela análise de informações confiáveis.

Foto A2O SGQ influencia desde o início do processo de investigação, passa pelo controle do tempo, cujo foco é realçar a qualidade do Relatório Final. Todas as atividades devem estar acima do grau oito nas avaliações trimestrais, de maneira a satisfazer aos requisitos previstos pelo Sistema de Gestão da Qualidade, conforme a Norma NBR ISSO 9001:2015.

Para cumprir as normas do grupo ISO 9001, que assegura a Certificação do Sistema de Gestão de Qualidade, é necessário o total envolvimento das pessoas que trabalham na organização, bem como o comprometimento de diretores e chefes. Todo o processo de investigação, executado pelo SERIPA V, segue os objetivos e a política da qualidade. O prazo para o cumprimento das metas do SGQ vai até dezembro de 2018.


ISO – A ISO 9000 reúne grupo de normas técnicas que são aplicadas a um modelo de gestão da qualidade voltado para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo, porte e produto.

O IFI (Instituto de Fomento Industrial), vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), é o órgão acreditado pelo INMETRO, que fornece a certificação da ISO 9001 para o tema aeronáutico.

O Sistema de Gestão da Qualidade está previsto no regimento interno do CENIPA e deverá ser implantado por todos os Serviços Regionais.

A ISO é uma organização não governamental fundada em 1947, em Genebra, que está presente em mais de 180 países. A principal finalidade é promover a normatização de produtos e serviços, que visa à manutenção da qualidade e melhoria permanente.

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