Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA V e ANAC propõem segurança nas operações heliagrícolas
Início do conteúdo da página

CapaO Grupo de Trabalho, formado por especialistas do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) e um representante da Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC), reuniu-se nos dias 22 e 23 de agosto, em Canoas (RS), para discutir a segurança das operações heliagrícolas.

A reunião, que ocorreu em virtude do acordo de cooperação mútua assinado entre a ANAC e o CENIPA, teve por objetivo recomendar critérios e requisitos operacionais a serem considerados no processo de certificação de pouso, reabastecimento e decolagem de helicópteros em caminhão de apoio na atividade aeroagrícola.

A iniciativa partiu do SERIPA V, que durante a investigação de um acidente com a operação heliagrícola no estado de Santa Catarina, constatou a necessidade de analisar os riscos relacionados à operação e elaborar propostas de recomendações em conjunto com a ANAC.

No brifim, o coordenador do Grupo de Trabalho, Tenente-Coronel Aviador Max Adolfo Nardes, apresentou o histórico sobre o acidente investigado e os principais tópicos do problema para a análise e discussão em grupo; ele também destacou os perigos existentes na operação heliagrícola e fez algumas considerações operacionais à luz da legislação em vigor.

Por sua vez, o representante da ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil Luciano Predes Teixeira da Silva, fez uma breve exposição sobre o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC-137), evidenciando a necessidade da normatização do uso de helicóptero na aviação agrícola. Citou ainda, o Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica (RBHA 133), nos aspectos relacionados à carga externa, operação na qual se enquadra o voo de helicóptero.

Foto 2Na visão do Chefe do SERIPA V, Tenente-Coronel Aviador Leonardo Pinheiro de Oliveira, o Grupo de Trabalho atuou como uma verdadeira equipe. “Pelo conhecimento e pela experiência vivenciada como tripulantes operacionais na atividade de asas rotativas, os especialistas manifestaram o seu ponto de vista, contribuindo, sobremaneira, para o elevado nível do trabalho final”, afirmou.

“Os debates aprimoraram a troca de informações entre SERIPA V e ANAC, além de sugerir recomendações de segurança voltadas para a regulação de procedimentos e certificação de equipamentos na operação heliagrícola”, destacou o Chefe do SERIPA V.

“Observamos uma lacuna na legislação atual e em conjunto com os técnicos do SERIPA V elaboramos uma proposta para a regulação e padronização de requisitos operacionais que regulem as operações heliagrícolas, com vistas ao aumento da segurança operacional”, destacou o especialista Luciano Predes.

A pulverização das lavouras por via aérea é indispensável para a competitividade do agronegócio brasileiro. A aplicação de defensivos com o uso de helicópteros tem aumentado no país, sobretudo com o avanço das tecnologias inovadoras, que melhoram a segurança e aumentam a rentabilidade dos produtores rurais.

Acordo – O Acordo de Cooperação Técnica entre a ANAC e o CENIPA foi assinado no dia 22 de março deste ano. O objetivo é estabelecer regime de cooperação mútua para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao intercâmbio de dados e informações. A intenção do acordo é aprimorar as ações ligadas à investigação e à prevenção de ocorrências aeronáuticas, o qual prevê o compartilhamento de bancos de dados, bem como a produção de conhecimento no campo da segurança operacional.

Fim do conteúdo da página