Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA IV debate instrução aérea em São Paulo
Início do conteúdo da página

DSC 0073Realizado pelo Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), aconteceu nos dias 16 e 17 de agosto a segunda edição do Estágio de Padronização de Instrução Aérea (EPIA), em São Paulo - SP, no auditório da Universidade Anhembi Morumbi.

Os objetivos foram difundir boas práticas e ferramentas de padronização para a aviação de instrução, aperfeiçoar o trabalho dos instrutores e melhorar o desempenho de alunos que se preparam para atuar na atividade aérea.

Participaram cerca de 120 profissionais, entre civis e militares, ligados a aviação. Para o Chefe do SERIPA IV, Tenente-Coronel Adalberto Santos Prado, “nos primeiros dias de inscrição as vagas foram totalmente esgotadas, demonstrando o interesse da sociedade pela segurança de voo. O público participante foi muito diversificado: alunos de escolas e aeroclubes, instrutores de voo, gerentes do setor aeronáutico, além dos apaixonados pela aviação”, destacou.DSC 0280

As palestras foram ministradas por investigadores do SERIPA IV, especialistas que lidam diretamente com a problemática dos acidentes aéreos. O Tenente-Coronel Aviador Adalberto falou amplamente sobre o “Panorama Estatístico da Aviação de Instrução”; O Tenente-Coronel Aviador R1 Nilson Adão de Oliveira falou sobre “Didática e Comunicação”.

Em seguida, o Capitão Aviador Raoni Marvila da Silva discorreu sobre “Briefing e Debriefing” e “Checklist”; o Primeiro Tenente Aviador Daniel Vitor Correa Kim abordou os temas “Avaliação e Preenchimento de Fichas” e “Erros Comuns na Instrução Aérea”; e a Primeiro Tenente Psicóloga Lilian Oliveira Gomes tratou sobre “Aspectos Psicológicos”.

DSC 0358Destacaram-se as palestras de dois convidados: o Major Aviador Fernando Lucas Soares Corrêa, que falou sobre “Aerodinâmica e Desempenho” e “Análise de Desempenho em Aeronaves de Asas Rotativas”, e o Capitão Aviador Alfonso Maria Garcia Bittencourt Filho, que palestrou sobre “Gerenciamento na Instrução” e “Recuperação de Atitudes Anormais”.

“O segundo EPIA realizado em São Paulo superou as expectativas quanto à participação da comunidade aeronáutica, tendo em vista o ineditismo desta abordagem nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. O debate promovido deve ganhar ainda mais força e tradição, aumentando a busca por conhecimento e padronização na instrução aérea”, afirmou o Tenente-Coronel Adalberto.

Os alimentos arrecadados foram doados para a instituição Cristolândia, que se dedica à recuperação de dependentes químicos.

EPIA - O Estágio é realizado desde 2015 pelo SERIPA V, na Região Sul. Devido à excelente aceitação e avaliação dos participantes, a realização do Estágio nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul tem sido frequentemente solicitada.

Embora os objetivos do evento se mantenham, o EPIA São Paulo foi adaptado para a realidade paulista, considerando-se as peculiaridades da região de maior tráfego aéreo brasileiro, incluindo-se, também, destaque para a instrução em asas rotativas.

Fim do conteúdo da página