Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > CENIPA participa de Simpósio de Segurança de Voo
Início do conteúdo da página

Cerimônia de Abertura do 10º Simpósio de Segurança de Voo1Com o intuito de disseminar a cultura e a prática da segurança de voo, o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) promoveu, entre os dias 8 e 10 de agosto, a 10º edição do Simpósio de Segurança de Voo (SSV 2017), em São José dos Campos – SP. Os objetivos do evento foram difundir assuntos relativos à segurança de voo e criar um ambiente adequado a troca de experiência entre órgãos governamentais, empresas e organizações militares.

Durante a cerimônia de abertura, o Diretor do IPEV, Coronel Aviador Silvio Lúcio Cunha Bastos, ressaltou a importância de disseminar a mentalidade de segurança de voo. “O IPEV aceita a responsabilidade de contribuir com a segurança de voo e de tornar esse evento, cada vez mais, um relevante fórum de disseminação da cultura de segurança de voo no cenário nacional”, afirmou.2Apresentação do Ilmo Sr Ozires Silva

“Segurança de Voo, uma história de aprendizado”, foi a palestra de abertura do evento, proferida pelo Sr. Ozires Silva, co-fundador da EMBRAER. O relato histórico sobre os primórdios da criação da indústria aeronáutica nacional e o exacerbado espírito nacionalista de Ozires Silva, empolgaram o público.

Durante a tarde foi ministrado o mini-curso com o tema “Regulamentação e controle das Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA) no espaço aéreo brasileiro” ressaltando as peculiaridades da operação destas aeronaves, assim como o impacto provocado na aviação mundial.

Maj Av Boery CENIPA Investigação de Acidentes com Drones1

 

O fechamento das palestras técnicas, proferidas por especialistas e estudiosos da área, foi realizado pelo Major Aviador Murilo Boery, investigador do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). O Major Boery discorreu sobre o status atual dos procedimentos para investigação de acidentes com drones. “A discussão da comunidade aeronáutica é importante ferramenta para a evolução dos protocolos de investigação de acidentes envolvendo Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS)”, afirmou o investigador.

O evento contou com a presença de mais de 200 profissionais, dentre eles pilotos, engenheiros, técnicos, tripulantes, professores e universitários, que buscavam aumentar os conhecimentos na área de segurança de voo.

 Fonte: IPEV

Fim do conteúdo da página