Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > CENIPA inova: primeiro curso de investigação de incidentes começa hoje
Início do conteúdo da página

 SC 7497Na manhã de hoje, 17 de julho, foi realizada a cerimônia de abertura do primeiro Curso de Investigação de Incidentes Aeronáuticos (CIIA), no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), em Brasília/DF. O público-alvo são profissionais militares e civis envolvidos na aviação brasileira.

O curso tem duração de duas semanas e aborda os seguintes temas: investigação do aspecto médico; Anexo 13 da International Civil Aviation Organization (ICAO); aerodinâmica de asa fixa; investigação do aspecto psicológico; aerodinâmica de asa rotativa; investigação do fator material; investigação de sistemas; fator operacional; ação inicial; análise de falhas; laudo técnico civil; investigação de motores; registro de ação inicial (RAI); recomendação de segurança; FNCO – preenchimento; entrevista de testemunha; ação inicial de helicópteros; aspectos ergonômicos na investigação de incidentes aeronáuticos; e minuta do relatório final.

Na mesa de honra, estavam presentes as seguintes autoridades: o Coronel Aviador Roberto Fernandez Alves, Vice-chefe do CENIPA, o Coronel Aviador Marcelo Moreno, Chefe da Divisão Operacional, e o Tenente-coronel Aviador Marcello Borges da Costa, Chefe da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento do Centro. SC 7516

Durante o discurso de abertura, o Coronel Roberto enfatizou que “este é o primeiro curso de investigação de incidentes e tem o intuito de aprimorar os conhecimentos dos profissionais, com qualidade e em menor espaço de tempo.”

Fim do conteúdo da página