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IMG 0057No dia 9 de junho, o Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II) promoveu, em conjunto com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o Primeiro Seminário Regional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, em Salvador/BA.

O evento, ocorrido no Centro Militar de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica (CEMCOHA), buscou abarcar o maior número de assuntos relevantes para a comunidade aeronáutica, como: a recente legislação para operação de RPAS (“remotely piloted aircraft systems” que significa “sistemas de aeronaves remotamente pilotadas”); as mudanças nos Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil; os requisitos operacionais de aeronaves de asas rotativas; e os aspectos importantes na manutenção de aeronaves.

O primeiro tema, abordado pelo Sr. Adriano Tunes (ANAC), destacou aspectos peculiares do Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica Nº 91, legislação que trata das Regras Gerais de Operação para Aeronaves Civis. Durante a apresentação, o palestrante discorreu, dentre outros assuntos, sobre a importância de observar aspectos mínimos regulamentares para: operação, licenças, combustível, peso e balanceamento.

Na sequência, o Tenente Coronel Aviador José Ricardo Silva Scarpari, do efetivo do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), ministrou a palestra “Construindo a curva do homem vivo”. A apresentação expôs a necessidade de cumprir as restrições de desempenho das aeronaves de asas rotativas, quando em situação de “autorrotação”. Foi ressaltada também a importância da fiel observância dos mínimos operacionais para a execução da manobra com segurança.

IMG 0038Em seguida, o Tenente Coronel Aviador Jorge Humberto Vargas Rainho, do efetivo do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), dissertou sobre as legislações acerca dos Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS), popularmente conhecidos como “drones”. O assunto despertou grande interesse dos ouvintes por se tratar de nova tecnologia em uso no espaço aéreo. O orador tratou das especificidades das legislações de controle do espaço aéreo do novo vetor e citou, também, os aspectos legais e penais que os operadores de RPAS devem observar.

Ao término do Seminário, o Tenente Coronel Especialista Jocelyn Santos dos Reis, do efetivo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) apresentou a palestra “Os sete pecados capitais da manutenção”. O instrutor versou sobre os principais erros cometidos em manutenção de aeronaves e como evitá-los para garantir uma operação segura.

Sendo assim, o evento cumpriu o objetivo de debater assuntos voltados para a segurança de voo com a comunidade aeronáutica da capital baiana, visando à conscientização e o aprimoramento da prevenção de acidentes. A próxima edição do Seminário está prevista para ocorrer em outubro deste ano, na cidade de Recife/PE.

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