Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > Em Belém, SERIPA I promove o I Seminário de Fisiologia da Aviação
Início do conteúdo da página

18.Foto 01O Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA I) promoveu, no dia 12 de junho, o I Seminário de Fisiologia da Aviação. O evento foi realizado no auditório do 3º/7º Grupo de Aviação, localizado no interior do Núcleo da ALA-9, na Base Aérea de Belém, e contou com as parcerias do Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), do Grupamento de Apoio de Belém (GAP-BE) e do próprio Núcleo da ALA-9.

O objetivo do Seminário foi conscientizar o público aeronavegante civil e militar acerca de aspectos do fator humano, especificamente fisiológicos, que possam afetar o desempenho do indivíduo nas tarefas.  Os assuntos abordados dizem respeito a fatores contribuintes para uma ocorrência aeronáutica e as respectivas ações preventivas para minimizar ou impedir esses fatores.

18.Foto 02Na primeira palestra, foi apresentado o tema “Fator Humano na aviação”, ministrado pelo Brigadeiro Médico Eduardo Serra Negra Camerini. Logo após, o Tenente-Coronel Médico Antônio Carvalho Feijó abordou o “Uso de substâncias psicoativas na aviação” e, por fim, o 2º Tenente Psicóloga Lorena Figueiredo de Alencar apresentou ensinamentos sobre “Funções cognitivas na atividade aérea”.

Segundo o Chefe do SERIPA I, Tenente-Coronel Aviador Adonis Lukianski: “O elemento humano é o fator mais frágil e variável no trinômio “homem, meio e máquina.” Ele continuou: “Atividades educativas voltadas ao fator humano são essenciais para a elevação da mentalidade de prevenção de ocorrências aeronáuticas. O SERIPA I sente-se honrado em ter promovido o evento e agradece a todos os palestrantes pela excelência das aulas ministradas”.

Fim do conteúdo da página