Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > ICAO e CENIPA em Simpósio sobre redução do risco de fauna
Início do conteúdo da página

De 16 a 18 de maio, a ICAO (International Civil Aviation Organization) e o ACI (Airports Council International) realizarão o primeiro Simpósio Mundial de Risco de Fauna na aviação (ICAO/ACI WSHRS). O evento será realizado na sede da ICAO, em Montreal, e tem como objetivo aumentar a conscientização internacional a respeito da ameaça que a fauna representa à segurança da aviação.

Para conscientizar ainda mais os profissionais da aviação, serão abordados diversos assuntos relacionados à mitigação do risco, que são: ratificar a aplicação das SARPs (Standards and Recommended Practices) e de materiais-guia que contenham as melhores práticas de controle de fauna em aeródromos; efetivar as atribuições dos comitês de risco de fauna já existentes; incrementar o reporte de colisões com fauna; formular estratégias globais para enfrentar o risco de fauna; e explorar novas tecnologias.

O CENIPA participará do evento por meio de palestra realizada pelo Assessor de Gerenciamento de Risco de Fauna, o Tenente-Coronel Aviador Henrique Rubens Balta de Oliveira. A apresentação do profissional compõe o painel temático relativo à estrutura regulatória de introdução de SARPs e discute a presença de fauna em aeródromos. O tema também será abordado por representantes de outros países, como: Estados Unidos, Gana, Nepal e Reino Unido.

“Em todo o mundo, a integração de autoridades envolvidas na mitigação do risco de fauna é fundamental para a melhoria na relação do setor aéreo de cada país com os proprietários de áreas fora de aeródromos. No Brasil, temos um cenário anterior a esse, indispensável, uma vez que a integração tem que ser iniciada dentro do próprio setor aéreo”, declara o Tenente-Coronel Rubens.

A agenda do evento conta ainda com palestra do Primeiro Oficial Jeff Skyles, tripulante do Airbus que sofreu colisão múltipla com fauna e pousou no Rio Hudson, em 2009. Ocorrência aeronáutica conhecida internacionalmente como o Milagre do Hudson. Temas relacionados ao assunto serão abordados por palestrantes de todos os continentes. Para conhecer a agenda do simpósio, clique aqui.

Fim do conteúdo da página