Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > CENIPA disponibiliza estatística de acidentes atualizada
Início do conteúdo da página

Saiba mais6Houve queda no número de acidentes aeronáuticos, em 2019. Conforme a análise dos dados feita pela Assessoria de Estatística do CENIPA, foram registrados 153 acidentes aeronáuticos, no ano passado, sendo 35 deles com fatalidade.

Quando comparados com os números de 2018 é percebida queda de 7,8% no número de acidentes e de 5,4% no número de acidentes com fatalidade. Ainda comparando os dois últimos anos da aviação civil, temos uma queda de 22,8% na quantidade de vítimas fatais.

Por segmento de aviação civil, foi registrada diminuição no número de acidentes nos segmentos “particular” e “táxi aéreo”. Ambos com queda no número de acidentes com fatalidade de 14,3% e 11,1% respectivamente.

O segmento de aviação agrícola manteve a quantidade de acidentes de um ano para o outro e, em 2019, registrou apenas um acidente com fatalidade. No segmento “regular” houve aumento: de 2 acidentes, em 2018, para 3, em 2019.

Saiba mais1O Painel SIPAER, ferramenta de visualização de dados sobre acidentes aeronáuticos dos últimos dez anos da aviação civil brasileira, foi desenvolvido pela Assessoria de Estatística do Centro e volta a funcionar com atualizações diárias dos dados.

Os dados expostos no Painel SIPAER são exibidos em forma de gráficos e tabelas, que são dinamicamente modificados conforme filtros de pesquisa aplicados pelo próprio usuário.

Ao clicar no link “Saiba mais” na aba de “Ocorrências” do Painel, o usuário pode obter informações detalhadas sobre a ocorrência de interesse.

Todas as informações disponíveis no Painel também podem ser encontradas no formato tabulado em “Dados abertos” na página do CENIPA.

As atualizações dos Sumários Estatísticos, também disponíveis em “Dados abertos”, dos últimos dez anos, 2010 a 2019, encontram-se em processo de confecção e estarão disponíveis em breve na página do CENIPA.

Fim do conteúdo da página