Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Slideshow > Últimas notícias > CENIPA disponibiliza estatística de acidentes atualizada
Início do conteúdo da página

Saiba mais1

17MAR2020 - Em 2019, houve queda no número de acidentes aeronáuticos. Conforme análise dos dados feita pela Assessoria de Estatística do CENIPA, foram registrados 153 acidentes aeronáuticos, destes, 35 foram fatais. Comparado com os números de 2018, o declínio foi de 7,8% no número de acidentes e de 5,4% de acidentes com fatalidade. Ainda equiparando com os dois últimos anos da aviação civil, registrou-se a redução de 22,8% na quantidade de vítimas mortais.

No segmento de aviação civil, foi registrada a diminuição do número de acidentes nos segmentos “particular” e “táxi-aéreo”, ambos com uma queda de 14,3% e 11,1% no número de acidentes letais. Na aviação agrícola, o número de acidentes de um ano para o outro se manteve o mesmo e, em 2019, registrou apenas um acidente com fatalidade. No segmento “regular”, houve aumento de 2 acidentes, em 2018, para 3, em 2019.

Com o intuito de otimizar o tempo e a acessibilidade para toda a população, foi criado o Painel SIPAER, que relata os fatores contribuintes que levam a um acidente ou incidente aéreo. Essa ferramenta possibilita a visualização de dados sobre acidentes aeronáuticos dos últimos dez anos da aviação civil brasileira, a qual foi desenvolvida pela Assessoria de Estatística do Centro e funciona com atualizações diárias dos dados.

Os dados expostos no Painel SIPAER são exibidos em forma de gráficos e tabelas, que são dinamicamente modificados conforme filtros de pesquisa aplicados pelo próprio usuário. Ao clicar no linksaiba mais” na aba de “ocorrências” do Painel, o usuário pode obter informações detalhadas sobre a ocorrência de interesse. Todas as informações disponíveis no Painel também podem ser encontradas no formato tabulado em “dados abertos” na página do CENIPA. As atualizações dos Sumários Estatísticos, também disponíveis em “dados abertos”, dos últimos dez anos, 2010 a 2019, encontram-se em processo de confecção e estarão disponíveis em breve na página do CENIPA.

.

Fim do conteúdo da página