Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > LATAM conhece o CENIPA
Início do conteúdo da página

DSC 7747Com o objetivo de promover o “compromisso com a vida”, lema que mantém a diretriz das atividades do CENIPA, e estreitar os laços de cooperação entre as instituições, na manhã do dia 18 de julho, o Centro recebeu a visita de executivos da LATAM Airlines, Companhia Aérea Brasileira.

O Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Frederico Alberto Marcondes Felipe, recebeu em sua sala o Vice-Presidente de Safety & Security, Sr. Enrique Rosende Alba, o Sr. Rafael Rastrello Rodrigues e o Safety Coorporativo, Sr. Marcelo Diulgheroglo.

O Comandante Rafael Rastrello, da LATAM, apresentou a nova estrutura da empresa e os processos que utiliza para as atividades de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos.

DSC 7736Em seguida, o Brigadeiro Felipe conduziu os visitantes até as instalações do Centro, para apresentar como é feito todo o processo de investigação de ocorrências aeronáuticas. Ao mostrar o Laboratório de Destroços, o Chefe do CENIPA explicou como a capacitação dos novos investigadores é feita neste Centro, durante os cursos que seguem cronograma específico.

No Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA) foram apresentados diversos tipos de caixas-pretas e a evolução delas com o desenvolvimento tecnológico. É importante ressaltar que no processo de investigação de ocorrências não há hierarquia entre os fatores contribuintes do acidente, nem há causas, nem culpados. Todas as fases são feitas com o intuito de prevenir que outros acidentes com características semelhantes ocorram, em benefício da segurança de voo nos céus brasileiros.

Na oportunidade, o Brigadeiro Felipe afirmou que “a visita propiciou uma maior aproximação entre o CENIPA e a LATAM, colaborando para um aumento do conhecimento mútuo e maior colaboração ao contribuir com a prevenção de acidentes”.

DSC 7696

Fim do conteúdo da página