Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Polícia Federal visita o CENIPA
Início do conteúdo da página

pf1

Com a finalidade de estreitar as relações institucionais entre a Polícia Federal e o CENIPA, foi realizada uma visita às instalações deste Centro, no dia 5 de julho, em Brasília/DF. Durante o encontro, os princípios basilares do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) foram reforçados por meio da apresentação do Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA) e do Laboratório de Destroços.

pf3O Diretor Executivo da Polícia Federal, Delegado Disney Rosseti, e o Coordenador de Aviação Operacional do Serviço de Operações Aéreas da Polícia Federal, Delegado Jackson Rimac Rosales Allanic, foram recebidos pelo Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Frederico Alberto Marcondes Felipe; pelo Vice-Chefe do Centro, Coronel Aviador Valter Barreto Silva; pelo Chefe da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento (DFA), Coronel Aviador Alexandre Lima Prado; e pelo Chefe do LABDATA, Tenente-Coronel Aviador Marcello Borges da Costa.

No LABDATA, foram apresentados diversos tipos de caixas pretas: de voz, de dados e os gravadores de fitas magnéticas. Também foi demonstrada uma animação, exemplo de uma ocorrência aeronáutica, a fim de apresentar a metodologia investigativa relativa aos dados encontrados nas caixas pretas.

No Laboratório de Destroços, há cenários de acidentes, que foram reconstruídos de maneira semelhante aos encontrados nos sítios das ocorrências, e que servem de exemplos didáticos nos cursos de investigação para formação de recursos humanos militares e civis realizados no CENIPA. Esses cenários foram mostrados aos profissionais da Polícia Federal que participaram da visita institucional.

pf4

Fim do conteúdo da página