Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Painel SIPAER: nova ferramenta de prevenção
Início do conteúdo da página

Aeroporto de BrasíliaO Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) disponibilizou nova ferramenta para a prevenção de acidentes aeronáuticos: o Painel SIPAER. A ferramenta consiste em uma solução de BI (Business Intelligence), que permite a ampla visualização dos dados das ocorrências aeronáuticas da aviação civil brasileira.

A confecção do Painel SIPAER foi motivada a fim de atender às demandas diárias da comunidade aeronáutica e da sociedade civil sobre dados a respeito de acidentes e incidentes aéreos. Com essa ferramenta, os usuários terão acesso às informações para atuar na prevenção, pesquisar detalhes das ocorrências aeronáuticas da aviação civil brasileira (acidentes e incidentes graves), buscar dados relativos à pesquisa científica ou aos interessados na aviação, como usuários do transporte aéreo. Assim, o usuário é livre para fazer pesquisas e interagir com os dados.

O Painel SIPAER apresenta as ocorrências da aviação civil brasileira nos últimos dez anos. Os dados são os mesmos já disponibilizados no Portal Brasileiro de Dados Abertos (http://dados.gov.br/dataset/ocorrencias-aeronauticas-da-aviacao-civil-brasileira). Contudo, agora, são apresentados de forma interativa e as pesquisas on line podem ser efetuadas por qualquer cidadão.

Os benefícios extraídos de todo o conhecimento disponível no Painel SIPAER são diversos. O acesso aos dados possibilita chegar a conclusões sobre as características das fontes, para melhor compreender as situações. O uso da estatística apresenta-se como ferramenta útil aos propósitos da prevenção de acidentes aeronáuticos, ao permitir o entendimento mais abrangente da realidade.  Propicia também o mais importante insumo para prevenir acidentes - a informação, conforme indicado no Safety Management System (SMS). O trabalho de prevenção de acidentes torna-se, então, proativo, ao analisar fatos e tendências por meio das ocorrências e aperfeiçoar a segurança de voo.

Segundo o Brigadeiro do Ar Frederico Alberto Marcondes Felipe, Chefe do CENIPA, “ao disponibilizar o Painel SIPAER à sociedade, o CENIPA visa ampliar a possibilidade de estudos de prevenção com base nos dados disponíveis, por diversas entidades da aviação, bem como aumentar a transparência dos trabalhos realizados pelo Centro.”

O Brigadeiro Felipe continua: “o presente trabalho foi fruto da dedicação de diversos integrantes do CENIPA, em especial da equipe de Estatística, ao elaborar o sistema e revisar a base de dados, a fim de proporcionar uma ferramenta útil, simples e precisa, que permitisse maior amplitude às atividades de prevenção.”A

O detalhamento da consulta, e a comparação dos dados é possível graças à plataforma dinâmica, didática e autoinstrutiva, desenvolvida pela equipe da Assessoria Estatística do CENIPA. “Foi realizado um estudo com foco na operacionalidade, economicidade e praticidade para desenvolver o Painel SIPAER”, disse o Tenente Cleibson Aparecido de Almeida, estatístico do Centro.

A página inicial apresenta quatro áreas principais:

Visualizar dados – conduz ao panorama estatístico das ocorrências aeronáuticas nos últimos dez anos.

Buscar ocorrência – permite acompanhar a situação de cada investigação, desde a ocorrência até a emissão do Relatório Final.

Recomendações – permite o acompanhamento de todas as Recomendações de Segurança emitidas.

Comparar cenários – permite a comparação entre dois cenários, bastando ao usuário selecionar os filtros de comparação.


Tutorial:                                                                                                                                                                         

Para melhor entender o funcionamento do Painel SIPAER, segue tutorial explicativo das quatro áreas de pesquisa.

 1Visualizar dados -

Neste ícone, o panorama dos dados de ocorrências aeronáuticas dos últimos 10 anos pode ser visualizado graficamente por meio de filtros de pesquisa, como de ocorrência e de aeronave.

Como utilizar?

Passo 1: acesse o Painel SIPAER: http://painelsipaer.cenipa.aer.mil.br
Passo 2: clique em “visualizar dados”
Passo 3: clique nos filtros abaixo conforme necessite pesquisar o cenário de ocorrências

Os filtros de ocorrência se subdividem em:

a)    Classificação: acidente, incidente e incidente grave.
b)    Tipo: conforme Manual do Comando da Aeronáutica (MCA) 3-6 do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER).
c)    UF: segundo lista de estados brasileiros cadastrada no IBGE.
d)    Localidade: conforme lista de estados brasileiros cadastrados no IBGE.
e)    Aeródromo: segundo Manual Auxiliar de Rotas Aéreas (ROTAER).
f)    Fator contribuinte: conforme Manual do Comando da Aeronáutica (MCA) 3-6 do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER).

 

Os filtros de aeronave se subdividem em:
a)    Tipo de aeronave: anfíbio, avião, dirigível, helicóptero, indeterminada, planador, trike e ultraleve.
b)    Fabricante: conforme registro de aeronave no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB).
c)    Modelo: segundo RAB.
d)    Número de motores: segundo RAB.
e)    Tipo de motor: segundo RAB.
f)    Peso da aeronave: conforme RAB.
g)    Operação: agrícola, especializada, experimental, indeterminada, instrução, não regular, policial, privada, regular e táxi aéreo.
h)    Fase de operação: conforme MCA 3-6.
i)    Origem de voo: segundo notificação recebida.
j)    Destino de voo: segundo notificação recebida.
k)    Segmento: conforme Resolução 293 de 19/11/2013 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
l)    Danos: segundo notificação recebida.
Na parte das “informações categorizadas” é possível escolher a forma ideal de exibição do gráfico. As apresentações gráficas são as seguintes: classificação, tipo de ocorrência, aeródromo, região, fase de operação, danos à aeronave, segmento da aviação, fatores contribuintes, fabricante de aeronave, modelo de aeronave, tipo de motor, quantidade de motores e atividade de operador.

Quais são os objetivos?

Ao selecionar os filtros, o cenário apresentado mostrará dados importantes para a análise das ocorrências e auxiliará, como fonte, o desenvolvimento da pesquisa que você estiver fazendo. Com as informações, baseadas pelo direcionamento dos objetivos da pesquisa, o usuário tem acesso aos meios para aprimorar a prevenção de acidentes e incidentes aeronáuticos.


Buscar ocorrências -2

Neste ícone, é possível consultar lista com as ocorrências da aviação civil brasileira nos últimos 10 anos. A busca é facilitada com o apoio de filtros e a exibição dos dados pode ser exportada para o formato de planilha.

Como utilizar?

Passo 1: acesse o Painel SIPAER: http://painelsipaer.cenipa.aer.mil.br
Passo 2: clique em “buscar ocorrências”.
Passo 3: clique nos filtros de ocorrência e filtros de aeronave conforme necessite pesquisar o cenário de acidentes e incidentes.
Passo 4: será apresentada listagem de informações sobre as ocorrências aeronáuticas dos últimos 10 anos relativas aos filtros, selecionados por você.
Passo 5: quando o usuário tem informações precisas sobre a ocorrência, como: data e matrícula da aeronave, o Painel SIPAER disponibiliza o detalhamento do histórico da ocorrência, além de informações sobre o status do andamento da investigação do acidente.
Passo 6: clique no link “saiba mais” para ter informações gerais sobre o acidente. Obs: No “saiba mais” também é possível fazer download dos Relatórios Finais.

3Recomendações -

As recomendações de segurança emitidas em ocorrências da aviação civil brasileira dos últimos 10 anos são apresentadas.

Como utilizar?

Passo 1: acesse o Painel SIPAER: http://painelsipaer.cenipa.aer.mil.br
Passo 2: clique em “recomendações”.
Passo 3: selecione os filtros de ocorrência, os filtros de aeronave, o conteúdo da recomendação, a data da ocorrência e a matrícula da aeronave, conforme necessite pesquisar.
Obs: No “conteúdo da recomendação”, para facilitar a busca dos dados, digite uma palavra-chave ou trecho de frase sobre o tema a ser pesquisado.
Passo 4: será apresentada listagem de informações sobre as recomendações de segurança dos últimos 10 anos relativos ao conteúdo selecionado por você.
Passo 5: clique no link “saiba mais” para ter informações gerais sobre o acidente.

 

Comparar cenários -4

Aqui, são exibidos, de forma comparativa, dois cenários distintos de ocorrências aeronáuticas da aviação brasileira dos últimos 10 anos. De acordo com os filtros de pesquisa selecionados pelo usuário, a comparação de cenários facilita o entendimento do comportamento dos dados nas duas situações de ocorrências em aviação.

Como utilizar?

Passo 1: acesse o Painel SIPAER: http://painelsipaer.cenipa.aer.mil.br
Passo 2: clique em “comparar cenários”.
Passo 3: selecione os filtros de ocorrência, os filtros de aeronave e os filtros da data da ocorrência, no cenário A e no cenário B, separadamente.

 

Além disso, o Painel SIPAER oferece a opção “segmentos”, para facilitar a busca de estatísticas por segmentos da aviação.

O Brasil é o primeiro Estado signatário da International Civil Aviation Organization (ICAO) a fornecer ao público geral uma ferramenta dinâmica como o Painel SIPAER. Nele é possível ter acesso às informações detalhadas sobre os acidentes aeronáuticos dos últimos 10 anos na aviação brasileira. Além disso, os dados apresentados são atualizados diariamente. Trata-se de conhecimento vasto, a fim de auxiliar o principal objetivo da segurança de voo e do CENIPA: o compromisso com a vida.


Fim do conteúdo da página