Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Painel SIPAER: nova ferramenta de prevenção
Início do conteúdo da página

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) disponibiliza a partir de hoje, 27 de abril, nova ferramenta para a prevenção de acidentes aeronáuticos: o Painel SIPAER. A ferramenta consiste em uma solução de BI (Business Intelligence) que permite a ampla visualização dos dados das ocorrências aeronáuticas.

O Painel SIPAER apresenta as ocorrências da aviação civil brasileira nos últimos dez anos. Os dados são os mesmos já disponibilizados no Portal Brasileiro de Dados Abertos. Contudo, agora, estão mais interativos e as pesquisas podem ser efetuadas por qualquer cidadão, on line.

Para o Coronel Franz Luiz Matheus, coordenador da auditoria USOAP-ICAO do CENIPA, o objetivo do Painel SIPAER é atender a demanda de vários setores da atividade aérea, assim como aos protocolos estabelecidos e recomendados pela ICAO. “Disponibilizar a visualização de dados, facilita e permite a análise de informações colhidas no sistema de notificações de ocorrências aeronáuticas. Também é fundamental para a prevenção de acidentes aéreos e para a transparência das atividades de investigação ”, disse ele.

O detalhamento da consulta e a comparação dos dados é possível graças à plataforma dinâmica, didática e auto instrutiva, desenvolvida pela equipe da Assessoria de Estatística do CENIPA. “Foi realizado estudo com foco na operacionalidade, economicidade e praticidade para desenvolver o Painel SIPAER”, disse o Tenente Cleibson Aparecido de Almeida, estatístico do Centro.

O Chefe do CENIPA, Brigadeiro Frederico Alberto Marcondes Felipe, acredita que o uso da estatística é fundamental para a prevenção de acidentes. “Ao permitir a compreensão mais abrangente da realidade, propicia o mais importante insumo para a prevenção - a informação, a qual poderá servir de base para os trabalhos realizados por toda a comunidade aeronáutica”, afirmou.


A página inicial apresenta quatro áreas principais:

Visualizar dados – conduz ao panorama estatístico nos últimos dez anos;
Buscar Ocorrência – permite acompanhar a situação de cada investigação, desde a ocorrência até a emissão do Relatório Final;
Recomendações – permite o acompanhamento de todas as Recomendações de Segurança emitidas.
Comparar Cenários – permite a comparação entre dois cenários, bastando ao usuário selecionar os filtros de comparação.

Apresentação do Painel SIPAER – Apresentado nas duas últimas reuniões do Grupos Brasileiros de Segurança Operacional da Aviação Geral (BGAST) e da Aviação Comercial (BCAST), o Painel SIPAER foi avaliado pelos membros dos grupos e sofreu melhorias antes de ser disponibilizado para o público geral.

Acesse aqui o Painel SIPAER.

Fim do conteúdo da página