Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > MOSTRA DO CENDOC NO EVENTO ALUSIVO AO DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA
Início do conteúdo da página

O Centro de Documentação da Aeronáutica é responsável pela gestão, guarda e tratamento do Patrimônio Documental do Comando da Aeronáutica. Mantém sob sua custódia 76 anos de arquivos de valor histórico, probatório e informativo.

Do conjunto de fontes históricas relevantes, o CENDOC conta com um rico acervo de documentos textuais, audiovisuais, cartográficos, iconográficos, além de livros raros. Nesse contexto, assim como os grandes arquivos, o Centro de Documentação promove exposições para a difusão da memória cultural, cujo objetivo é propiciar o acesso à sociedade brasileira.

     Por ocasião do evento alusivo ao dia da Aviação de Caça na Ala 12 (Santa Cruz - RJ) o CENDOC realizou uma Mostra Temática sobre a Participação do Brasil na II Guerra Mundial, com destaque exclusivo aos feitos históricos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1° GAv Ca) na Campanha da Itália.

    A Mostra reuniu recortes de  jornais de época, com matérias dos Correspondentes do Conflito; fotografias originais das ações do 1° GAv Ca na Itália, Mapas do Teatro de Operações, além da iconografia de aeronaves premiadas no Brasil e exterior, produzidas pelo CECOMSAER, de autoria do Sgt Johnson Barros e de guarda permanente do CENDOC. As imagens são um fiel registro do reaparelhamento de Caças que retratam do P-47 Thunderbolt ao Gripen, primeiro e último avião, respectivamente.

   Vale a pena destacar as palavras do Ten Cel Av Marco Aurélio Soares, Comandante do 1°GAvCa, dirigidas em memória ao Coronel Av Nero Moura, Comandante do 1° Grupo de Aviação de Caça durante a Campanha: “ Esta cerimônia é a certeza de que as nossas tradições jamais serão esquecidas. Aqui presentes, Caçadores de ontem e de hoje, frutos do esforço e do trabalho de nossos antecessores e que em nome deles manteremos vivo o espírito de luta do Caçador Brasileiro, ecoando o seu grito de guerra ... Senta a Pua, Brasil!

 

Fim do conteúdo da página