Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Realize uma AVALIAÇÃO do seu estado de saúde, dentro do "PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA PARA O PESSOAL DA INATIVIDADE" através do agendamento no respectivo setor, no Centro de Medicina Aeroespacial.

O programa tem como objetivo propiciar uma maior atenção à saúde dos militares na inatividade e é extensivo aos cônjuges e pensionistas, todos devidamente cadastrados na SARAM.

A PREVENÇÃO, assim como a DETECÇÃO PRECOCE e o CONTROLE das doenças é fundamental para se alcançar uma boa qualdiade de vida.

As prioridades do programa são as doenças cardiovasculares, como a hipertensão e o infarto; as doenças metabólicas, como diabetes, obesidade e colesterol alto, além das neoplásicas, como o câncer de mama, próstata, colo de útero, intestino e pele, a fim de indicar os devidos tratamentos o mais rápido possível.

Para tanto, são oferecidos EXAMES e CONSULTAS em várias clínicas dentro do CEMAL. Dentre eles: exames de imagem (incluindo a MAMOGRAFIA), LABORATÓRIO e o PREVENTIVO GINECOLÓGICO.

As consultas poderão ser feitas nas seguintes clínicas: CLÍNICA MÉDICA, CARDIOLOGIA, OFTALMOLOGIA, OTORRINOLARINGOLOGIA, GINECOLOGIA E ODONTOLOGIA.

É importante ressaltar que os exames e as consultas são totalmente GRATUITOS.

Para efetuar o AGENDAMENTO, ligue para 2101-7163, quando você também pode ouvir a gravação sobre as ORIENTAÇÕES GERAIS para o primeiro dia de exame, conforme descrito também abaixo:

1 - HOMENS E MULHERES:  jejum de 08h, podendo tomar os medicamentos usuais e tomar água.

2 - Fazer o asseio cuidadoso dos órgãos genitais e, na coleta da urina, desprezar o primeiro jato.

3 - Tomar DIMETICONA (LUFTAL OU GENÉRICO), sendo 40 gotas de 6 em 6 horas, a partir de 3 dias antes do exame. No dia do exame, tomar 100 gotas antes de sair de casa.

4 - Trazer seus óculos.

5 - Trazer escova de dentes e creme dental.

6 - MULHERES: não usar desodorante nas axilas e trazer última mamografia realizada.

7 - MULHERES NA MENOPAUSA: começar, 10 dias antes da data do examae, a usar "OVESTRION CREME VAGINAL" e aplicar 1 vez ao dia, durante sete dias. Posteriormente, parar por 3 dias e então, comparecer ao exame.

8 - HOMENS: evitar relações sexuais, ciclismo ou motociclismo nos 3 dias anteiores ao exame.

 

Caso ainda existam dúvidas e também para maiores esclarecimentos, ligue para 2101-7172.

 

 

          

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página