Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

 

No mês de Setembro, o Colégio Brigadeiro Newton Braga, a convite do 2° Ten professor Dr. Leonardo Lara de Carvalho,

O projeto CANECA AZUL envolve ações estratégicas de educação ambiental


para mudança de comportamento e conscientização acerca do uso do plástico, em especial os copos descartáveis. O projeto, coordenado pelo 2° Ten professor Dr. Leonardo Lara de Carvalho, visa estimular a substituição dos copos descartáveis por copos ou canecas reutilizáveis durante as merendas.

O CBNB distribui mais de 1000 copos descartáveis todos os dias durante a merenda escolar. Esse lixo demora mais de 200 anos para se degradar e muitos desses copos vão parar nos mares, poluindo as águas e matando diversos animais marinhos.

As ações sustentáveis para a conservação ambiental e garantia de uso de recursos naturais pelas gerações presentes e futuras são cada vez mais exigidas na atual realidade mundial. O consumo desenfreado por recursos tanto renováveis quanto não renováveis impacta diretamente a capacidade de regeneração do meio ambiente. Neste sentido, é necessário estabelecer práticas e comportamentos que visem reduzir o consumo de recursos e a produção de resíduos. Os copos descartáveis utilizados na merenda escolar do colégio CBNB são consumidos e descartados após alguns minutos de utilização, contribuindo para o desperdício e redução de recursos não renováveis. A substituição por canecas, cuja vida útil pode ultrapassar mais de 1 ano, reduzirá significativamente a quantidade de resíduos gerados pelo colégio, contribuindo por um mundo mais sustentável.

Além das ações de educação ambiental e dinâmicas interativas realizadas durante a semana do meio ambiente, o projeto teve o apoio da empresa Meu Copo Eco através da doação de 200 copos reutilizáveis que estão sendo distribuídos entre os alunos do colégio. O CBNB valoriza toda forma de colaboração e agradece as doações.

Fim do conteúdo da página