Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > CBNB nos 130 anos do Colégio Militar do Rio de Janeiro
Início do conteúdo da página

     Os alunos do CBNB participaram, na manhã do dia 06 de maio de 2019, da cerimônia comemorativa dos 130 anos do Colégio Militar do Rio de Janeiro.
A cerimônia foi prestigiada com a presença do Exmo Sr Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, que foi recepcionado pelo Comandante do CMRJ, Coronel Himário Brandão Trinas, e com uma salva de gala de 21 tiros de canhão, sendo sua escolta realizada pelo Esquadrão de Cavalaria, ambos os momentos foram executados pelos alunos do CMRJ.
     Também estavam presentes no evento o Vice-Presidente da República, General Hamilton Mourão, o Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, o General Augusto Heleno, os Comandantes das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, General de Exército Edson Leal Pujol, Almirante de esquadra Ilques Barbosa Júnior, o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, o Prefeito da Cidade do Rio, Marcelo Crivella, o Senador Flávio Bolsonaro, o Deputado Federal Hélio Fernando Barbosa Lopes, dentre outros.
     No Palacete da Babilônia, também conhecido como “A Casa Rosa”, o presidente participou do lançamento do selo comemorativo aos 130 anos do Colégio Militar e do lançamento da moeda cunhada e comercializada pela Casa da Moeda. No mesmo evento, ocorreu o descerramento do quadro “Marechal Floriano Peixoto”, uma obra do século XIX, de Auguste Petit, que está no palacete desde sua inauguração em 1889.
     No centro do Colégio, na Praça Thomaz Coelho – Conselheiro do Império e Ministro da Guerra – o presidente, as autoridades e demais convidados, acompanharam a apresentação da tropa, os Hinos Nacional e do Colégio Militar e a entrega de medalhas aos alunos que se destacaram no período letivo de 2018. O Presidente Jair Bolsonaro foi agraciado pelo Colégio com um diploma e uma boina Garança – que é símbolo de união, de amizade, de respeito de camaradagem e civismo, que foi entregue pela aluna Nicole. Muito emocionado, o Presidente discursou e foi ovacionado ao dizer: “Estamos fazendo no Campo de Marte, na capital de São Paulo, o maior colégio militar do Brasil. Queremos preparar os jovens para a quarta revolução industrial. Desta forma mudaremos o destino no Brasil".
     Ao final do evento os alunos do CMRJ deram início à abertura do desfile e na sequência as escolas convidadas marcaram presença. O Colégio Brigadeiro Newton Braga também participou, através do Pré-Militar, com a orientação do SO Fabrício e do SO Denizart. No desfile de ex-alunos do Colégio destacaram-se o Vice-Presidente, Hamilton Mourão, o Dep. Federal Ferreirinha e a primeira turma de meninas à ingressar no CMRJ.
     Após a formatura, foi realizada, no campo de futebol, uma demonstração de salto de paraquedistas da Brigada de Infantaria Paraquedistas e a tradicional demonstração dos alunos da Cavalaria do Colégio Militar.

Parabéns, CMRJ por mais um magnífico evento!

Fim do conteúdo da página