Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Projeto multidisciplinar desenvolvido no CBNB
Início do conteúdo da página
DESPERTAR PARA A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

 

Coordenador do projeto: Giuseppina Salerno Ciminelli

 

Participantes da elaboração e desenvolvimento do projeto:

 

Giuseppina Salerno Ciminelli (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

 

Flavia Damiani ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

 

Lucia Varela Neves (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

 

Manoel Martin Gonçalves dos Santos (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

 

Lucia Alberigi (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

 

Marina Marques Couto Dias (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

 

Introdução:

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo dia 05 de junho e visa chamar atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. Este ano o dia 05 de junho caiu numa sexta-feira, após o feriado de Corpus Christi e foi decretado recesso escolar. Por isso, na nossa escola, foi comemorado na semana seguinte, mais especificamente nos dias 11 e 12 de Junho.

 

Criamos na escola um ambiente que envolveu o ensino fundamental e médio, diferentes áreas de ensino e disciplinas. Propusemos atividades para proporcionar a consciência ambiental, estimular a reavaliação de valores e o desenvolvimento de hábitos e atitudes sustentáveis na comunidade escolar. Estamos desenvolvendo trabalhos com os alunos que utilizam conhecimentos científicos básicos no controle de fontes geradoras de problemas ambientais.

 

Atividades desenvolvidas:

 

I - Mobilização da comunidade escolar:

 

Nas respectivas salas de aula, nos tempos da disciplina língua portuguesa, as turmas de nono ano analisaram e confeccionaram charges relacionadas ao meio ambiente, interpretaram letras de músicas e destacaram trechos relevantes para o meio ambiente. Depois, montaram murais, nos corredores da escola, utilizando o material produzido.

 

II – Palestras realizadas no auditório e que atenderam a aproximadamente quatro turmas por vez:

 

Palestra 1 : Clipping Socio-Ambiental (produção de textos para blogs de meio ambiente)

Chamar atenção da sociedade para as questões ambientais da atualidade mantendo-a informada em relação a diferentes aspectos.

Palestra 2 : Fósseis e meio ambiente

Através análise de fósseis que existiram em determinadas regiões reconstruir as condições ambientais dessas regiões no passado.

Palestra 3 : Sustentabilidade

Foi abordada a sustentabilidade como necessidade dos dias atuais. Foi destacada a importância de se olhar criticamente para o que ocorre ao redor, questionar valores e promover atitudes de maior preocupação com o meio ambiente.

 Palestra 4 : Contaminação ambiental, legislação e ENEM

Foram tratados temas polêmicos, propícios à discussão, ao debate e à tomada de posições tais como: contaminação e poluição, magnificação trófica de metais pesados, eutrofização, assoreamento dos rios e a legislação em vigor. Essas questões estão entre os pressupostos do ensino médio, no quesito formação de cidadãos e são avaliadas pelo ENEM.

Palestra 5: Impacto da refinaria de petróleo no meio ambiente

Foram destacadas as principais consequências do refino do petróleo para a saúde dos seres vivos bem como os principais tipos de acidentes que ocorrem durante as etapas de refino, transporte e armazenagem.

 

III – Palestras seguidas de oficinas (aconteceram nos laboratórios de ciências e biologia com a participação média de uma turma em cada apresentação):

 

1 - Alimentação que faz a diferença:

Inicialmente houve apresentação do filme Ilha das Flores. Depois houve discussão e demonstração de partes de alimentos que normalmente são descartadas, preparação de receitas com a utilização de partes que normalmente não são aproveitadas e degustação.

2 - Fotossíntese, a base das cadeias alimentares:

Os átomos de C e O foram confeccionados com pet e os de H são tubos usados em lembranças de festas de crianças. Eles foram pintados nas cores preta (C), vermelho (O) e branco(H). Foram formadas as seguintes moléculas: água, gás carbônico, gás oxigênio e a glicose; moléculas envolvidas na fotossíntese e respiração.

3 - Extração de óleos essenciais:

Foram abordados os problemas causados pelo descarte do óleo usado no ambiente, o projeto desenvolvido na escola que aproveita óleo usado na produção de sabão em barra e a extração dos óleos essenciais para perfumar o sabão produzido.

4 - Alimentos orgânicos e sua produção: (aconteceu no laboratório e na horta escolar)

Foi destacada a importância da alimentação orgânica para a saúde e meio ambiente e produção de adubo para este fim.

Foram preparadas “mini composteiras” domiciliares com garrafas pet que os alunos levaram para a sala de aula para observações e conclusões posteriores.

 5 – Relação homem - meio ambiente:

Quatro grupos, contendo sete alunos cada, fizeram rodízio pelas quatro mini oficinas montadas no laboratório: ”Meio Ambiente e Saúde: A Dengue em questão”, “Extinção é para sempre”, “Os Cariocas e a Mata Atlântica” e “ O lixo e a Baía de Guanabara”.

6 – Planeta animal:

Animais preparados de diferentes espécies e um exemplar vivo (cobra) foram dispostos sobre as mesas do laboratório. Um grupo de até 30 alunos, por vez, foi levado ao local e, após momentos de impacto, os alunos eram estimulados a refletir sobre os papéis que os animais observados desempenham no ecossistema do qual fazem parte.

Fim do conteúdo da página