Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Projeto Pedagógico Institucional SARAVÁ CBNB
Início do conteúdo da página

Em atendimento à implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que determinam a inclusão dos estudos sobre as culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas nos currículos de ensino básico, o Colégio Brigadeiro Newton Braga realizou o projeto “Saravá” 2016.
Dessa forma, no dia 13 de maio foram montadas no CBNB cerca de 36 oficinas de rodas de conversas, exposições, danças e contações de histórias, quando foi trabalhada a diversidade de forma lúdica e participativa. As organizadoras do evento, as professoras Andrea Aguiar, Ângela Falabella, Eliane Carrapateira e Janete Ribeiro foram incansáveis na realização de um evento dessa magnitude e contaram para isso com o apoio de toda a direção do colégio.
O termo Saravá tem o significado relacionado a um cumprimento que movimenta muita força e pensamento positivo. Assim sendo, esse projeto prevê a aceitação e o desejo da realização de muitas coisas boas para aqueles que dele participaram.
“ Saravá” e Parabéns a todos.

Com o intuito de implementar as leis 10.639/03 e 11.645/08 que torna obrigatório o estudo das culturas afro-brasileiras e a História da África e das culturas indígenas em todas as escolas de ensino básico, o CBNB criou uma agenda de eventos que visam informar, discutir e celebrar as heranças africanas e indígenas na constituição de nossa cultura, bem como contribuir para a formação de uma cidadania que se paute pelo respeito à diversidade e rejeite práticas racistas e preconceituosas no cotidiano.

• I ENCONTRO DE GESTORES DO CBNB – 07 de maio de 2015.
Esse foi um momento de troca de experiências e de sensibilização dos Diretores, Coordenadores de turno e de Disciplina, Inspetores e membros do SOPP sobre a problemática das relações étnico-raciais no contexto escolar. Contamos com a contribuição generosa de alguns nomes importantes nessa luta, que vieram somar à nossa roda de conversa.

• SARAVÁ CBNB – 13 de maio de 2015.
Nosso primeiro projeto pedagógico intitulado SARAVÁ CBNB teve como inspiração a vontade de cumprimentar todos e todas em nossa escola com uma saudação que nos remete à negritude. Tivemos durante todo o dia várias oficinas que abordaram a estética negra nas artes, culinária, teatro, dança, música, literatura e ciência estabelecendo um diálogo profícuo com diferentes e importantes instituições da sociedade civil como: o CEAP, PETROBRÁS, IPEAFRO e vários profissionais de Universidades e Instituições que vem trilhando um caminho propositivo em torno do legado africano e indígena.

Fim do conteúdo da página