Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Sala de Recursos Multifuncionais do Anos Iniciais
Início do conteúdo da página

 

     Com o objetivo de acolher a diversidade dos nossos estudantes ao longo do processo educativo, o Diretor Geral do CBNB, Coronel Carlos Eduardo Barroso Franco, o Chefe da Divisão de Ensino Coronel Fábio Reith Werneck, e a Coordenadora dos Anos Iniciais Professora Pós-Dra. Jussara Cassiano Nascimento inauguraram, no mês de março do corrente, a Sala de Recursos Multifuncionais dos Anos Iniciais do Colégio Brigadeiro Newton Braga.

     Esta iniciativa apresenta-se como uma ação do sistema de ensino que objetiva um atendimento especializado, constituindo-se em um serviço oferecido pela escola que visa dar um suporte às necessidades especiais dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento e acesso ao conhecimento.

     A estruturação dessa Sala de Recursos surgiu pela necessidade que percebemos dentro do espaço escolar em apoiar e complementar as atividades desenvolvidas pelos professores no cotidiano da sala de aula em conjunto com um atendimento educacional especializado.

     Conforme preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96) o atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais deve ser ofertado preferencialmente no ensino regular. Em seu Art.58 estabelece o atendimento educacional especializado nas escolas regulares, de acordo com as necessidades específicas dos alunos. Além disso, diversos documentos nacionais e internacionais apontam para uma Política de Educação Inclusiva que atenda efetivamente aos discentes que apresentam limitações físicas, intelectuais e comportamentais.

     O atendimento especializado está sendo realizado pela Coordenadora e pelas Professoras tanto militares como civis que atuam também como docentes do próprio segmento (Anos Iniciais) e pelo SOED (Serviço de Orientação Educacional) que, percebendo a necessidade desses atendimentos, propuseram-se a realizar uma série de cursos específicos, habilitando-se a atuar nessa área com as crianças.

Fim do conteúdo da página