Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Quem Somos
Início do conteúdo da página


    O Centro Brasileiro de Controle de Missão COSPAS-SARSAT(BRMCC) está localizado em Brasília, nas dependências do Primeiro Centro Integrado de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA 1).

        O BRMCC vem ao encontro do compromisso assumido pelo Brasil junto à Organização de Aviação Civil Internacional e à Organização Marítima Internacional de prover a busca e o salvamento de qualquer pessoa envolvida em acidentes aeronáuticos ou marítimos dentro da área de responsabilidade brasileira. O BRMCC vem ao encontro do compromisso assumido pelo Brasil junto à Organização de Aviação Civil Internacional e à Organização Marítima Internacional de prover a busca e o salvamento de qualquer pessoa envolvida em acidentes aeronáuticos ou marítimos dentro da área de responsabilidade brasileira

     A área de busca e salvamento de responsabilidade brasileira abrange todo o território nacional e avança 3.000km no Oceano Atlântico até o meridiano 10w, totalizando 22.000.000km².

     Para cumprir esta responsabilidade, o Brasil conta com o Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico, operado pela Força Aérea Brasileira, no qual se insere o BRMCC, e com o Sistema de Busca e Salvamento Marítimo, operado pela Marinha do Brasil. O serviço de Busca e Salvamento é prestado de forma humanitária, não discriminatória e livre de custos aos usuários.

     O BRMCC distribui sinais de emergência transmitidos por aeronaves, embarcações ou por pessoas em situações de perigo aos Centros de Coordenação de Salvamento (SALVAERO, SALVAMAR). O processo é iniciado com o acionamento manual ou automático de rádio balizas de emergência . Após o acionamento, as balizas irradiam um sinal que é captado por satélites e retransmitido para as estações receptoras em terra.

     No âmbito internacional, o BRMCC é o órgão internacional responsável pela operação dos equipamentos do segmento terrestre brasileiro é composto por três estações rastreadoras de satélites de órbitas polares baixas localizadas em Brasília, Recife e Manaus. Uma estação rastreadora de satélites de órbitas médias, localizada em Brasília, duas estações de satélites geoestacionários localizadas em Brasília e Recife. E, para o gerenciamento de todas as estações do segmento terrestre brasileiro, conta com dois consoles operacionais, um instalado no BRMCC em Brasília e outro como "backup" e/ou "standby" em Recife.

Fim do conteúdo da página