Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

           Em 1932, o então Ministério da Guerra concluiu que era necessário criar uma unidade militar na cidade de Campo Grande, Província de Mato Grosso, com o objetivo de apoiar as aeronaves que transitavam pela região Centro-Oeste do Brasil nas primeiras linhas do Correio Aéreo Militar. Surgia o Núcleo do Destacamento de Aviação de campo Grande, subordinado ao II Regimento de Aviação da 9ª Região Militar. Na ocasião, o efetivo era composto por um Sargento e três soldados e a pista de grama media 600 metros de comprimento por 60 de largura, onde operavam aviões WACO CSO.

         No ano de 1940, a unidade foi elevada à categoria de 8° Corpo de Base Aérea e com a criação do ministério da Aeronáutica em janeiro 1945, mudou sua denominação para Base Aérea de 3ª classe.

          Em 21 de agosto de 1944 era o criado Destacamento de Base Aérea de Campo Grande e, já em 15 de setembro de 1945, o Destacamento era desativado cedendo lugar à atual Base Aérea de Campo Grande (BACG).

         Até 1965, a BACG era utilizada apenas em apoio ao Correio Aéreo Nacional, mas a partir de 1966, passou a sediar a Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque 42.

          Em setembro de 1970 a BACG recebeu o recém-ativado 1º/15º GAv (Esquadrão Onça) e em janeiro de 1981 foi a vez da chegada do 2º/10º GAv (Esquadrão Pelicano). Em 2004, tornou-se sede do 3º/3º GAv (Esquadrão Flecha) e finalmente, em 2011, chegou sua mais nova unidade apoiada: o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR).

          Passados sete décadas de sua criação, a Base Aérea de Campo Grande consolidou-se no âmbito do Comando da Aeronáutica como sede de importantes operações e exercícios militares, além de abrigar unidades de excelência operacional ímpar, tanto na modernidade de suas aeronaves quanto no profissionalismo de seus integrantes, motivo de orgulho para todo o efetivo da Sentinela Alada do Pantanal.

Fim do conteúdo da página