Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da AFA > AFA leva PFV às Escolas da região de Pirassununga/SP
Início do conteúdo da página

AFA leva “Programa de Formação de Valores” às Escolas da região de Pirassununga

 A Academia da Força Aérea, por meio do “Programa de Formação de Valores”, tem levado para as Escolas Públicas da região de Pirassununga debates sobre questões éticas e morais. Durante os próximos meses, cadetes e militares da AFA realizarão debates e trocas de experiência sobre temas como “disciplina”, “coragem” e “patriotismo”.

Entre os dias 10 e 12 de junho foram os alunos do Ensino Médio, 9° ao 5° ano da Escola Renê Albers que receberam a comitiva. Durante o encontro os cadetes contaram sobre a rotina da Academia da Força Aérea e a importância da disciplina no seu cotidiano. Os adolescentes também tiveram oportunidade de conversar com os militares sobre as diversas formas de ingresso na Força Aérea Brasileira.

O projeto teve início ainda no mês de março, quando aconteceu a primeira palestra para Escolas Municipais no Centro Comunitário Prof. Daniel Caetano do Carmo “O projeto surgiu da inquietação dos cadetes em mostrar um pouco da Academia da Força Aérea e, principalmente, dos valores empregados lá dentro, que não são diferentes de nenhum dos valores da sociedade”, conta o Cadete Felype Henryque de Oliveira.

Segundo a Tenente Pedagoga Maysa Freire de Almeida, este trabalho é importante tanto para o desenvolvimento dos cadetes quanto para as Instituições de Ensino envolvidas: “A AFA está atuando em conjunto com as Escolas. Ao longo da semana os temas são trabalhados em sala de aula de maneira multidisciplinar pelos professores. Os alunos chegam preparados para a palestra dos cadetes, já tendo debatido o assunto”.

A experiência também tem levado os cadetes a refletirem sobre as aplicações na sociedade de temas que são abordados ao longo de sua formação: “Temos certeza que esse contato com os alunos nos trouxe um crescimento pessoal enorme e esperamos que nossa passagem por lá tenha plantado pelo menos uma semente no coração de um desses alunos, fazendo com que isso se reflita no futuro deles de alguma forma”, conclui o Cadete Felype.

O contato entre o Professor Edson Ramos de Siqueira com o “Programa de Formação de Valores” também trouxe frutos para a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp - campus de Botucatu, que transformou as palestras na disciplina optativa “Valores para a vida”. Ao longo do ano serão realizados encontros mensais abordando temas voltados para a valorização do lado humano dos indivíduos, com mudanças de postura e conduta, especialmente entre os mais jovens.

No último dia 16 de junho a aula sobre o tema “disciplina” foi ministrada pelo Capitão de Infantaria Renato Pereira Batista, integrante da Seção de Doutrina do Corpo de Cadetes da Aeronáutica. O público foi formado por estudantes de graduação e pós-graduação, servidores técnico-administrativos e docentes, e contou também com a presença dos alunos do curso pré-vestibular, criado por iniciativa de graduandos da FMVZ.

Para o Capitão “Todos nós trabalhamos juntos pelo mesmo objetivo, que é a construção do Brasil em uma sociedade de paz e organização, isto acontecerá quando internalizarmos estes valores e aprendermos a colocá-los em prática”.

Ao longo do ano, tanto nas Escolas Públicas de Pirassununga quanto na FMVZ, estão previstos conferências abordando os seguintes valores: amor à profissão, dignidade, disciplina espírito de grupo, dever do cidadão, altruísmo e justiça.

Fim do conteúdo da página