Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da AFA > Processo Seletivo QOCON 2015 AFA
Início do conteúdo da página

Processo Seletivo para o Quadro de Oficiais da Reserva de Segunda Classe Convocados (2015)

No período de 08 a 18 de junho de 2015 estarão abertas as inscrições para a seleção de profissionais de nível superior voluntários à prestação do serviço militar temporário.

O processo seletivo tem por objetivo preencher, em caráter temporário, em tempo de paz, necessidades operacionais da Força Aérea, porventura não atendidas pelos Quadros regulares de pessoal do Comando da Aeronáutica (COMAER).

Ingresso:

Por meio de Seleção Pública, na qual consta de Avaliação Curricular e Inspeção de Saúde, conduzida pelos Comandos Aéreos Regionais (COMAR), com o objetivo de selecionar cidadãos brasileiros, de ambos os sexos, voluntários à prestação do Serviço Militar Temporário, graduados em nível superior e habilitados ao desempenho da profissão em uma das especialidades de interesse do COMAER, e que atendam às condições e às normas estabelecidas em Aviso de Convocação.

Os candidatos selecionados serão incorporados como Aspirantes-a-Oficial e, caso sejam aprovados no Estágio de Adaptação Técnico (EAT), integrarão o Quadro de Oficiais da Reserva de Segunda Classe Convocados (QOCon) durante o período de um ano.

Caso demonstrem interesse em permanecerem na ativa após a conclusão do período inicial de um ano, poderão ter o tempo de serviço prorrogado anualmente, a critério do Comando da Aeronáutica (COMAER), mediante apresentação de requerimento ao Diretor de Administração do Pessoal, cuja prorrogação dependerá de análise de oportunidade e conveniência da Administração Militar.

As prorrogações do tempo de serviço dos Oficiais do QOCon serão concedidas por períodos de um ano. O tempo máximo de permanência na ativa será de oito anos.

O limite de idade para participar do Processo Seletivo é de 45 (quarenta e cinco) anos, tendo como referência o dia 31/12/2015, incluindo outras condições como ser voluntário, ser brasileiro nato, entre outras, conforme Aviso de Convocação, cujo "link" encontra-se disponível nesta página.

Total de 15 vagas para a localidade de Pirassununga/SP:

 CIÊNCIAS CONTÁBEIS (CCO) 02
 EDUCAÇÃO FÍSICA (EFI) 01
 ENGENHARIA AGRÍCOLA (AGC) 01
 ENGENHARIA CIVIL (CIV)  01
 FISIOTERAPIA (FIS) 01
 MEDICINA – CLÍNICA MÉDICA (CLM) 05
 MEDICINA – GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (GOB) 01
 NUTRIÇÃO (NUT)  01
 RELAÇÕES PÚBLICAS (REP) 01
 ZOOTECNIA (ZOT) 01

 

Início do período da avaliação curricular: 24 jun. 2015.

Término do período da avaliação curricular: 01 jul. 2015.

Concentração Inicial: 21 jul. 2015.

Concentração Final e Habilitação à Incorporação: 2015.

Incorporação e início dos estágios: 24 ago. 2015.


Setor responsável pelo recebimento dos currículos na ACADEMIA DA FORÇA AÉREA – AFA:
SMOB–49 (Seção Mobilizadora)
Telefone: (19) 3565–7354 / (19) 3565–7136

Seguem abaixo "links" contendo as publicações referentes ao Processo Seletivo para o Quadro de Oficiais da Reserva de Segunda Classe Convocados (QOCON 2015):

Site do Processo Seletivo: www.qocon2015.aer.mil.br

Aviso de Convocação. - Instruções para a Seleção de Profissionais de Nível Superior Voluntários à Prestação do Serviço Militar Temporário - 2015. 

ICA 160-6 (2014) - Instruções Técnicas das Inspeções de Saúde na Aeronáutica.

ICA 33-22 - CONVOCAÇÃO, SELEÇÃO E INCORPORAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR VOLUNTÁRIOS À PRESTAÇÃO DO SERVIÇO MILITAR TEMPORÁRIO.

ICA 36-14 - INSTRUÇÃO REGULADORA DO QUADRO DE OFICIAIS DA RESERVA DE 2a CLASSE CONVOCADOS (QOCon).

 ICA 33-1 - CONVOCAÇÃO, SELEÇÃO E INCORPORAÇÃO DE MÉDICOS, FARMACÊUTICOS, DENTISTAS E VETERINÁRIOS PARA A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO MILITAR INICIAL NA AERONÁUTICA E CONVOCAÇÕES POSTERIORES.

Órgão Responsável pela Convocação:

Diretoria de Administração do Pessoal da Aeronáutica (DIRAP)

Fim do conteúdo da página